Seminario Foto Antiga

ORFEÃO UCR! NA SÉ DE VILA REAL

Convívio dos ex-seminaristas alt

Foi com grande brilhantismo que se realizou, no sábado passado, mais um convívio anual dos ex-seminaristas desta diocese. Cronologicamente marcado todos os anos para o terceiro sábado de Maio, teve, desta vez, a participação graciosa do orfeão da Associação Social e Cultural e Humanitária de Canelas, Vila Nova de Gaia, por iniciativa de um dos seus elementos - Manuel da Rocha Mesquita, ex-seminarista de Vila Real.
Após a recepção dos companheiros no Seminário, realizou-se a eucaristia na Sé. Presidiu à celebração o padre Manuel Coutinho, coadjuvado pelos sacerdotes Amílcar e João Baptista Domingues. Os cânticos estiveram a cargo de Orfeão UCR!, sendo pianista João Santos.
Seguiu-se o almoço de convívio nas instalações do Seminários. Depois este magnífico orfeão, dirigido pelo maestro Guilherme Santos, que actuou pela primeira vez em Vila Real, deu um concerto para todos os participantes neste encontro. Foram cantados vários temas, uns religiosos, outros profanos. Foram exemplos - Hino à música (Ramiro Lopes); Lord I Want (Espiritual Negro); Avé Maria (Gounod); Hino à Família (Guilherme Santos); Avé Maria (Festiva); Coro dos Escravos (Verdi).
A Associação dos Antigos Alunos do Seminário de Vila Real agradeceu a sua presença e fez-lhe algumas ofertas, para memória da sua participação neste encontro.
Seguiu-se a assembleia geral da Associação, durante a qual os ex-seminaristas homenagearam o padre João Baptista Domingues, professor de várias disciplinas de muitos dos presentes. Pertenceu ao sr. D. Amândio, bispo de Vila Real fazer o elogio público do homenageado, completado com testemunhos de ex-alunos.
Para lembrar o encontro foi publicado e distribuído o boletim anual In Itinere nº 5.
RA