Seminario Foto Antiga

"Barroso Celeiro Velho324

Aldeias pardas antigas

Do meu raiano concelho

São essas águas espelho

Do rosto das raparigas"

Dias 20 e 21/06. a UASP chefiada pelo Reverendo P. Armindo Janeiro ,mudou-se para Montalegre de armas e bagagens, com a finalidade de mais um convívio cultural.Este convívio, organizado pala AAASVR de Vila Real sob a batuta do seu Presidente Dr. José Branco teve a presença de 57 elementos.Foi um passeio circundante das águas das barragens, portanto embrenhados numa paisagem soberba.Recebidos á sombra do Castelo, fomos ouvir cultura no Eco Museu de Montalegre, Museu esse que tem mais 3 Polos-Tourém, Salto E Pitões das Junas.

Quem, se não o Padre Lourenço Fontes ,para nos receber e transmitir todos os conhecimentos adquiridos ,com muita observação, estudo e experiências das realidades. locais.

Juntamos a isto tudo ,uma visita guiada pelo Dr. Branco, passando por Salto, Venda Nova (onde visitámos as entranhas da Barragem) e Ponte da Misarela, terminando a tarde na Igreja românica de S. Vicente da Chã onde o SR. Padre Branco Alves nos recebeu com toda a lhaneza que é seu apanágio e celebrou a Eucaristia, tendo nos transmitido e dedicado palavras sábias e amigas.

No dia 21/06 visitámos  Paredes do Rio onde a realidade é mesmo realidade, onde tivemos hipótese de conhecer os Moinhos, um Pisão, o Forno do Povo, uma Cozinha tradicional e grande variedade de artesanato. Seguimos para Pitões onde aproveitamos para visitar e conhecer o antigo convento de Cister.

Todo este roteiro também foi gastronómico e neste campo Montalegre pede meças e nós confirmámos, desde a Posta até ao célebre Cozido.

No Domingo regressámos a nossas casas, deixando o nosso coração cheio de gratidão, quer com as gentes de Montalegre, mas também com a região.

È para repetir, votaremos porque foi lindo este encontro de elementos que tem pontos comuns na vida, criados nos nossos centros de estudo e vivência: Os Seminários

Aquele abraço e até sempre

Antonio Vale