Seminario Foto Antiga

ii forum .JPG
A  nossa Associação  esteve presente no II Forum da União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses (UASP), realizado no Auditório Vita do Seminário de Nª Sª da Conceição, em Braga, no passado fim de semana, dias 13 e 14, quando se celebram os 90 anos do seu seminário menor que, curiosamente, teve, como impulsionador, o bispo D. Miguel Vieira de Matos, natural de Poiares, Peso da Régua.
Este Forum, subordinado ao tema Olhar sobre o II Concílio do Vaticano teve a presença de 14 associações, associadas da UASP, a quem pertenceu a iniciativa, no total de 96 participantes.
Os trabalhos do primeiro dia foram divididos em duas partes distintas: a primeira denominou-se O Concílio Ad Intra e a segunda O Concílio Ad extra. Cada uma foi dividida em dois painéis. D. José Ortiga, arcebispo de Braga, fechou os trabalhos, com a conferência intitulada "O IIº Concílio do Vaticano, dom de Deus à Igreja e ao mundo.
António Vale, conferencista em nome da AAASVR, apresentou o tema "O ano litúrgico. Porquê reformar?! Partindo de a Sacrossanctum Concilium, texto que lança a reforma mais espectacular e mais simbólica deste concílio, A. Vale dissertou sobre a liturgia como epifania da igreja. O concilio trouxera de novo uma nova imagem à liturgia que agora, citando o padre Paul de Clerk, "não é mais considerada como missa do padre"... porque a celebração da palavra de Deus passou a ser mais participada com leitores, acólitos, cantores, instrumentistas, houve melhor compreensão dos ritos religiosos, trouxe mais formação e preparação litúrgica, etc., etc. Entre outras coisas, explicou o ano litúrgico que não coincide com o ano civil, mas é de 2 ciclos litúrgicos: Ciclo do Natal/tempo comum, Ciclo da Páscoa/Tempo comum.
Domingo, de manhã, foi o tempo para se realizarem trabalhos de grupo e apresentar as conclusões do Forum.