Seminario Foto Antiga

Natural da Vila de Sanfins do Douro, concelho de Alijó onde nasceu em 11 de Novembro de 1920.
Ingressou no seminário de Vila Real em Outubro de 1933 onde estudou durante os doze anos e veio a obter o Curso Teológico do Seminário de Vila Real
Paroquiou a Igreja Matriz de Vila Real ( Sé) durante trinta anos e fundador e proprietário do Semanário "A Voz de Trás os Montes" que legou às Conferências de S. Vicente de Paulo e cuja propriedade hoje se desconhece
Foi o Promotor da Construção do Bairro de S. Vicente de Paulo em Vila Real e impulsionador de diversas organizações sociais de entre as quais avultou a cantina destinada a crianças e velhos necessitados da cidade
Frequentou as Faculdades de Filosofia em Braga e de Língua Árabe e Russo em Évora.
.Foi professor no Seminário de Vila Real, no Liceu Camilo Castelo Branco de Vila Real, na Escola Industrial da Horta Faial Açores, na Escola do Magistério em Évora e nas escolas Secundárias de André de Gouveia de Évora, do Redondo, onde foi presidente do Conselho Directivo, Estremoz, Arroiolos, Viana do Alentejo e Reguengos de Monsaraz de onde foi jubilado.
Foi membro do Conselho Português para a Paz, e fez parte da Direcção do Sindicato dos Professores da Zona Sul (S.P.Z.S.).
Amigo e Admirador da Nação Brasileira tomou parte no Ciclo de Conferências Nobreguenses em S. Paulo, sendo colaborador do Director do Instituto Histórico de S. Paulo, Doutor Tito Lívio Ferreira, nas comemorações do 4° Centenário da Fundação da Cidade de S. Paulo.
Membro do Movimento Pró Padre Manuel da Nóbrega, foi o organizador das comemorações em Portugal do 4° Centenário da morte do ilustre missionário e conterrâneo, Padre Manuel da Nóbrega, promovendo em Vila Real encontros de estudo e cultura entre intelectuais Portugueses e Brasileiros.
Defensor da comunidade Lusíada foi entusiasta de um Convénio Luso Brasileiro que fosse instrumento de interculturas, progresso humano, segurança colectiva e Paz.

OBRAS PUBLICADAS:
Padre Manuel da Nóbrega Glória de duas Pátrias Portugal Brasil 450 Anos
Primeira Gramática Portuguesa de Fernão de Oliveira (trabalho produzido em Concurso promovido pela Universidade da Curitiba Brasil)
Maurício Penha Fundador da Casa Museu em Sanfins do Douro
Aventura Feliz (Autobiografia)
A Lição da História na Vida de Dois povos Portugal Brasil 500 Anos de Convívio (a Publicar)
Padre Fernão Cardim um dos Cabouqueiros do Brasil (Conferência a publicar).
Vive em Évora, jubilado do ensino secundário e jubilosamente vive, de consciência altiva e livre, entregue aos livros, à escrita de tantas belas páginas, ao doce convívio familiar, ao quotidiano exercício da sociabilidade e dos trabalhos da cidadania.