Seminario Foto Antiga

D. Manuel da Silva Rodrigues Linda novo bispo do Porto

 

Manuel da Silva Rodrigues Linda, de 62 anos, é o novo bispo do Porto. A nomea alt ção pelo Papa Francisco aconteceu no passado dia 15.Nasceu a 15/04/1956 na Freguesia de Paus, Concelho de Resende, Distrito de Viseu, Diocese de Lamego. Frequentou os Seminário Menor (Resende) e Maior (Lamego) da Diocese de Lamego. Foi ordenado presbítero a 10 de Junho de 198 pelo bispo D. António Cardoso Cunha, em Vila Real. A sua ordenação episcopal ocorreu a 20 de Setembro de 2009, na igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Real, por D. Joaquim Gonçalves. Foi Bispo Auxiliar de Braga (2009-2013) e Bispo do Ordinariato Castrense de Portugal (Forças Armadas), de 2013-2018).

Em Vila Real desempenhou diversas tarefas pastorais: Pároco; Assistente Diocesano da Acção Católica; Capelão Militar; Promotor de Justiça e Defensor do Vínculo no Tribunal Eclesiástico Diocesano; membro da equipa diocesana responsável pela Pastoral Juvenil e pelo Movimento dos Convívios Fraternos; Reitor do Seminário de Vila Real, durante 19 anos foi reitor do Seminário Maior de Vila Real; Vigário Episcopal para a Cultura, Coordenador da Pastoral; Director da Casa Diocesana/Centro Católico de Cultura, Capelão da Escola de Donas de Casa (Santa Casa da Misericórdia de Vila Real); Assistente Eclesiástico da ACEGE (Associação Cristã de Empresários e Gestores); membro dos Conselhos Presbiteral, Pastoral e de Consultores e presidente da Assembleia Geral da Fraternidade Sacerdotal de Vila Real.

A par desta actividade pastoral, licenciou-se em Humanidades pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica (1987), em Teologia pela Faculdade de Teologia (Porto)da Universidade Católica Portuguesa (1988), obteve a licenciatura canónica em Teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense em Roma (1991) e o doutoramento em Teologia pela Universidad Pontifícia Comillas, Madrid (1998), com a tese "Andragogia política em D. António Ferreira Gomes". A nível da Conferência Episcopal Portuguesa, foi membro da Comissão Episcopal da Pastoral Social e da Mobilidade, para a área da Saúde (de 2000 a 2014) e, a 29 de Abril de 2014, foi eleito Presidente da Comissão Episcopal das Missões e Nova Evangelização e membro a Comissão Episcopal da Pastoral Social e da Mobilidade. Para além de outras condecorações, a 23 de Fevereiro de 2018 foi agraciado com a Medalha Cruz de São Jorge, Primeira Classe, do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

Nas primeiras reações à sua nomeação, destaca-se o desejo dos portuenses de que D. Manuel Linda dê continuidade ao trabalho iniciado pelo seu antecessor, D. António Francisco dos Santos, em particular a prioridade aos mais pobres e necessitados. Em resposta a estes anseios, D. Manuel Linda, que tem como lema episcopal “sede alegres na esperança”, declarou à comunicação social: "Pretendo ser uma pessoa dialogante, de afetividade e de otimismo". Sobre o futuro da diocese do Porto, assume que "os padres e os cristãos devem estar na linha da frente" para devolver à sociedade aqueles que foram "afastados". Em texto enviado à Agência Eclésia disse: “Permitam-me um destaque especial para os mais débeis: os pobres, desempregados, doentes, idosos, detidos e quantos perderam os horizontes da esperança.” Significa isto que o novo bispo do Porto quer ser “um «missionário da misericórdia», um pastor com «o cheiro das ovelhas», um irmão dos mais pobres e um fomentador do espírito ecuménico e de diálogo. Ou seja: “Procurarei reconduzir a Igreja a uma tal simplicidade evangélica que a constitua referencial ético para o mundo atual”.

RA