Seminario Foto Antiga

 Padre Armindo UASP em Fórum
Olhares sobre o IIº Concílio do Vaticano
Braga, 20 e 21 de Setembro de 2014

Proposto para o fim de semana de 20 e 21 de Setembro de 2014, vai realizar-se em Braga o IIº Fórum da UASP, desta vez sobre o IIº Concílio do Vaticano, grande acontecimento da Igreja do Século XX cujo cinquentenário estamos a celebrar.

Como é comummente reconhecido, a Igreja foi o seu tema central e nós vamos assumi-lo como ponto de referência para todas as intervenções no Fórum, em duas perspectivas distintas: na manhã de Sábado, as intervenções centrar-se-ão nas temáticas ad intra, e, de tarde, nas temáticas ad extra.

Para ajudar à escolha e orientação das diversas intervenções, aqui deixamos um esquema onde se apresentam os documentos produzidos no Concílio (constituições, decretos e declarações) na dupla dimensão ad intra e ad extra.

Manhã de Sábado. O Concílio Ad intra:
A Igreja, ao olhar para si mesma, pensou na sua realidade mais íntima (Constituição dogmática Lumen gentium), clarificou a sua mensagem (Constituição dogmática Dei Verbum), renovou a forma de celebrar a fé (Constituição Sacrosanctum concilium), reflectiu sobre os seus ministérios episcopal e presbiteral (Decretos Christus Dominus, Presbyterorum ordinis), sobre a vida e formação de seus membros religiosos (Decreto Perfectae caritatis), seminaristas (Decreto Optatam totius), leigos (Decreto Apostolicam actuositatem) e na crucial questão da educação (Declaração Gravissimum educationis).


Tarde de Sábado. O Concílio Ad extra:
A Igreja, ao olhar para fora de si, relaciona-se com as outras comunidades cristãs (Decreto Unitatis redintegratio), com as igrejas orientais católicas e ortodoxas (Decreto Orientalium ecclesiarum), medita na sua vocação missionária (Decreto Ad gentes), reflecte na sua relação com as religiões não-cristãs (Declaração Nostra aetate), no direito à liberdade religiosa (Declaração Dignitatis humanae), nos meios de comunicação (Inter mirifica) e escuta e dialoga com o mundo de hoje (Constituição pastoral Gaudium et spes).

Por analogia com o esquema do Iº Fórum, cada Associada - excepto a ASSASBraga, anfitriã do evento - proporá uma pessoa e um tema, com as seguintes características:
1. Cada intervenção terá, no máximo, 15 minutos de duração.
2. Nos dois painéis da manhã teremos cinco comunicações e nos da tarde seis.
3. Para evitar repetições, pede-se a cada interveniente que se restrinja ao tema escolhido.
4. Logo que cada associação tenha escolhido a pessoa e o tema que vai abordar, deve comunicá-lo à Direcção da UASP para que se possa reservar o tema e promover, de algum modo, a maior diversidade possível nas intervenções.

 O Presidente da Direcção

Padre Manuel Armindo Pereira Janeiro